Operação de combate ao transporte e produção ilegal de carvão e ao desmatamento irregular aplica R$ 3,5 milhões em multas no Norte de MG
23/05/2025
(Foto: Reprodução) Foram fiscalizados os municípios de Espinosa, Montezuma, Santo Antônio do Retiro, Vargem Grande do Rio Pardo, Mato Verde, Monte Azul, Porteirinha, Pirapora, Coração de Jesus e Ibiaí. Veículos de transporte de carvão foram abordados
Semad/Divulgação
Uma operação de combate ao transporte e produção ilegal de carvão e ao desmatamento irregular aplicou mais de R$ 3,5 milhões em multas ambientais nos municípios de Espinosa, Montezuma, Santo Antônio do Retiro, Vargem Grande do Rio Pardo, Mato Verde, Monte Azul, Porteirinha, Pirapora, Coração de Jesus e Ibiaí.
Segundo as informações divulgadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), a ação - denominada Divisa - teve início no dia 19 deste mês e terminou nesta sexta-feira (23).
De acordo com o balanço da Semad:
Foram apreendidos oito caminhões que transportavam carvão vegetal sem autorização ambiental e 497 metros de carvão vegetal de origem nativa e exótica
Fam recolhidos ainda 24 metros de carvão nativo e 16,5 metros cúbicos de lenha nativa em carvoeiras clandestinas.
“Foram abordados diversos caminhões transportando carvão em rodovias e estradas vicinais, além de propriedades investigadas por produção ilegal”, destacou o chefe da Unidade Regional de Fiscalização Norte de Minas, João Paulo Lopes Gomes.
A fiscalização ainda identificou o desmatamento ilegal de 191 hectares de mata nativa.
A Semad ressaltou que denúncias de irregularidades podem ser feitas pelo telefone 155 (LigMinas) ou pelo formulário online disponível no site da secretaria.
“A repressão ao comércio ilegal de carvão vegetal e ao desmatamento irregular reafirma o compromisso do Estado com a preservação da vegetação nativa, o desenvolvimento sustentável e a segurança jurídica das atividades produtivas legalizadas”, reforçou a secretaria.
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
VEJA TAMBÉM:
App faz mapeamento genético de árvores para combater o desmatamento ilegal na Amazônia
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.